A Polícia Ambiental, com o apoio do Corpo de Bombeiros, mobilizou-se para capturar um veado-mateiro que invadiu uma loja na área urbana de Dracena, localizada na região Sudeste do Estado de SP.
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal silvestre estava com uma das patas traseiras ferida. Os policiais solicitaram o apoio de um médico veterinário, que prestou os primeiros socorros, medicando e sedando o animal.
Ainda nesta semana, o bicho foi transportado até a Associação de Proteção dos Animais Silvestres de Assis (APASS), onde o animal foi atendido por profissionais especializados.
O veado-mateiro será reintroduzido em seu habitat natural quando estiver completamente recuperado das lesões.
A espécie está habituada a hábitos diurnos. Os veado-mateiro é solitário, podendo formar pares durante a época reprodutiva. Preferem forragear as áreas florestais próximas da água, porque assim conseguem fugir de predadores nadando. São adaptados para a vida em florestas.
A fragmentação do habitat e o avanço das cidades são as principais ameaças para a espécie. A “caça esportiva” do animal é de subsistência.
O veado-mateiro é herbívoro e se alimenta basicamente de frutos, sementes, fungos, flores e brotos, podendo comer folhas quando outros alimentos são escassos.