Um vazamento de amônia em um Frigorífico de Fernandópolis já colocou a população dos bairros Santa Helena, Cecap, Jardim Paulista, Eldorado, Coester e Brasilândia em alerta.
O forte cheiro começou a se espalhar no início da noite deste domingo, chamando a atenção das autoridades que já interditaram a passagem de veículos pela avenida Expedicionários Brasileiros, principal entrada da cidade.
O motivo e as causas do vazamento ainda são ignorados, mas o local já está sendo vistoriado pelo Corpo de Bombeiros de Fernandópolis.
Um morador de um prédio próximo ao local relatou que o cheiro é insuportável e disse que deixará o apartamento para evitar intoxicação.
A amônia é um gás incolor e de odor picante. Quando respirada repentinamente, produz lacrimação e quando inalada em grandes quantidades pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório.
Dependendo do tempo de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina. A exposição a altas concentrações por um período de 30 minutos pode ser fatal.