No Dia da Democracia, uma atitude nada democrática foi registrada em Penápolis (SP), na região de Araçatuba. Um outdoor contrário ao presidente Jair Bolsonaro foi incendiado por bolsonaristas durante a madrugada e causou polêmica nas redes sociais.
A imagem dizia: “Sou penapolense e não fecho com Bolsonaro” e foi colocada por cima de uma outra manifestação favorável ao presidente, que trazia a mensagem de que a cidade está “fechada com Bolsonaro”.
Um vídeo do incêndio foi divulgado em grupos de whatsapp da cidade e mostra o objeto pegando fogo, mas os autores ainda não foram identificados. No vídeo, o autor diz: “Aqui é Bolsonaro. Vá se foder, bando de PT do caralho”.
O protesto contra o presidente foi feito pelo ex-prefeito da cidade, o médico João DElia, de 70 anos, que pagou, junto com o filho, Felipe DElia, R$ 1.350,00 para o cartaz ser colocado no outdoor.
De acordo com a Carta Capital, ao exibir a troca na internet, Felipe passou a receber em suas redes mensagens de cunho LGBTfóbico e ameaças de morte.
“Eu só queria mostrar que não é todo penapolense que apoia Bolsonaro, por isso fiz questão de assinar. Não é uma opinião da cidade, é minha. Fiquei surpreso com as ameaças recebidas. Isso mostra quem está nesse governo, o que ele valoriza e estimula. É só violência em cima de violência”, disse à revista.
“Eu tenho minha opinião pessoal e participo como eleitor apenas. Não tenho partido político, nem pretendo”, esclareceu o médico.
Um boletim de ocorrência seria registrado sobre o caso, que será investigado pela Polícia Civil.