Mesmo sofrendo uma queda na segunda volta, a votuporanguense Valéria Conceição conseguiu o sexto lugar na categoria Elite, durante o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike de Cross Country, na etapa de Caconde, interior do Estado, realizada no último domingo, 17.
A prova foi o palco de grandes batalhas na categoria Elite, que terminou com a vitória de Érika Gramiscelli, no feminino, e Rubens Donizete, no masculino. Na classificação geral, Conceição ficou em nono lugar.
A arena do evento foi montada bem às margens da represa de Caconde, no Parque da Prainha, num circuito projetado e construído por Eduardo Ramires, que além de organizador do evento é também técnico da Seleção Brasileira de MTB.
Os melhores atletas do País, divididos em 17 categorias, competiram em um circuito de 5,3 quilômetros, que estava bastante sortido com variações de single tracks, subidas técnicas e travadas, além de descidas e retomadas de curvas. A troca de marchas foi constante, exigindo muito do material dos atletas.
Conceição, atleta da SEL/Hidroleve/Unifev/Facchini, largou na primeira fila, juntamente com as melhores atletas brasileiras desta modalidade. Infelizmente, o que já havia acontecido no treino de reconhecimento no sábado, voltou a ocorrer. Ela sofreu uma queda durante a prova, no inicio da segunda volta, o que atrapalhou e muito o seu desempenho. Mesmo assim, Valéria pedalou e completou a prova na 9ª colocação Geral do Feminino e na 6ª colocação da Elite.
“Vinha em um ritmo legal, recuperando posições, foi ai que ocorreu a queda, ao bater fortemente meu joelho no chão, me desconcentrei com a dor e só o que me restou foi tentar terminar a prova”, conta. Sem tempo para descansar, Valéria já treina para o II Desafio Itiquira de Mountain Bike Maratona, que acontecerá no próximo dia 31 de julho, em Formosa, Estado de Goiás, que terá um percurso de 70 km.
Para avaliar o nível da prova de Caconde, basta dizer que os vencedores, Rubens Donizete e Erika Gramiscelli são os atuais campeões brasileiros de Moutain Bike XCO (cross country olímpico) e já garantiram vaga nos Jogos Pan-Americanos, no mês de outubro, em Guadalajara, no México.
Além de contar com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, a biker usa pneus e equipamentos Maxxis/Calypso, suspensões Proshock Onix, capacetes Alpina e tem suplementação da Farmácia Vita Erva e apoio de prova do Escritório Líder.