domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Valentim Gentil trabalha para conquistar Selo Verde

O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, esteve em São Paulo nas últimas terça e quarta-feira (1 e 2), onde trabalhou pela conquista do Selo Verde, concedido aos municípios que…

O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, esteve em São Paulo nas últimas terça e quarta-feira (1 e 2), onde trabalhou pela conquista do Selo Verde, concedido aos municípios que cumprem metas e desenvolvem políticas de preservação do meio ambiente com melhoria da qualidade de vida da população. O título credencia as cidades como prioritárias na obtenção de recursos do governo estadual.

Segundo o prefeito, as principais diretrizes para credenciamento no projeto “Município Verde Azul” já foram cumpridas. “A nossa nota de tratamento de esgoto aumentou de 8,7 para 9, assim como a de destinação do lixo, que era 8,3 e hoje é 8,7. Quanto ao uso da água, entre a captação e tratamento não há desperdício. Na distribuição a média de perda é de 16%, que é o menor índice do Estado de São Paulo”, revela Adilson Segura. De acordo com o gerente da Sabesp de Valentim Gentil, José Roberto Rendeiro, o desperdício é em decorrência de grande parte da rede de distribuição estar defasada.

O assessor de Meio Ambiente, Octaelzio de Paiva, acrescenta que as outras diretrizes estão sendo ordenadas juridicamente. Segundo ele, já foram sancionadas oito leis municipais regulamentando as questões inerentes ao meio ambiente. Ressalta ainda, que recentemente dezesseis professores da rede municipal ingressaram em curso de extensão universitária em Educação Ambiental e que o plano de ações do município será apresentado até final deste mês, antes do prazo máximo, que é dia 5 de outubro.

Audiências

Na capital paulista, o prefeito Adilson Segura esteve na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, verificando sobre a possibilidade de agendar um encontro com o secretário da pasta, Xico Graziano, para tratar de assuntos de interesse do município, como a liberação de recursos para aquisição de um caminhão de lixo.

Na Sabesp, participou de audiência com o diretor de Sistemas Regionais, Umberto Semeghini e com o assessor de Relações Institucionais, Raul Cristiano, para solicitar melhorias no sistema de abastecimento, além da implantação de uma nova lagoa de tratamento, que, segundo o prefeito, “é uma das necessidades do município, já que a existente, construída há muitos anos, não atende mais a demanda, considerando, principalmente, os novos empreendimentos imobiliários instalados na cidade”.

Notícias relacionadas