O avanço dos casos de dengue em Valentim Gentil vem preocupando as autoridades locais.
De janeiro a março deste ano, o município registrou 2 casos confirmados e 101 suspeitos, aguardando resultado de exame, de acordo com dados da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
Em 2009, Valentim apresentou 7 casos de dengue confirmados. Já em 2010, o número subiu para 230 casos confirmados. A preocupação do Departamento de Saúde é que estes números, considerados altos, repitam-se em 2011.
Baseada nestas estatísticas, a Prefeitura, mediante ao Departamento, já está em estado de alerta, pois foram encontradas larvas em diversas residências e indústrias vistoriadas pelos agentes da Sucen.
As recomendações do Departamento são para que a população redobre sua atenção durante os períodos de chuva para locais que possam acumular água e, em caso de suspeita da doença, procurem imediatamente a assistência médica do município.
Segundo a coordenadora da Sucen, Jandira Maria da Silva, a vistoria constante é importante porque o mosquito se desenvolve facilmente em recipientes com o acúmulo de água.
Atualmente, a Prefeitura desenvolve projetos de orientação divulgados na rádio local ou mesmo durante as próprias visitas dos agentes.
Além disso, também existem pontos da cidade considerados propícios a terem criadouros como borracharias e o cemitério, por exemplo, que recebem varredura periódica para o recolhimento do entulho, efetuado pela Administração Municipal, mediante a um caminhão e uma pá carregadeira.