Valentim Gentil é um dos dois municípios escolhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para sediar uma contagem experimental com o objetivo de aperfeiçoar os métodos que serão utilizados na realização do censo demográfico de 2010, que vai a campo em agosto do próximo ano. A operação, chamada de pré-coleta, acontece entre os dias 11 e 18 de dezembro. Trata-se de um cadastramento de endereços para fins estatísticos.
“Visitaremos todos os setores censitários das áreas urbana e rural de Valentim Gentil e identificaremos as unidades domiciliares, não domiciliares e em construção”, disse o chefe da unidade estadual do IBGE por São Paulo, Francisco Garrido Barcia, em visita ao gabinete do prefeito Adilson Segura na tarde da última quinta-feira (2). “Se tudo correr a contento, a operação será aplicada nos 5.565 municípios do Brasil”, revelou.
O Censo 2010 será a primeira pesquisa deste porte totalmente informatizada, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados.
Atualmente, o IBGE já realiza um censo experimental na cidade de Rio Claro – SP. Entretanto, as dificuldades encontradas naquela operação censitária fizeram com que o instituto optasse por testar um sistema de pré-coleta mais simples. “Tivemos que trocar equipamentos e mudar a operação aplicada em Rio Claro, que se mostrou demasiadamente complexa para que a gente levasse para o censo de 2010”, contou. “Por isso o IBGE decidiu criar uma pré-coleta mais facilitada, em benefício da agilidade e da melhor listagem de cada município”.
Para o prefeito Adilson Segura, o bom relacionamento com o instituto, aliado ao fato de a cidade ser reconhecidamente diferenciada em aspectos como limpeza urbana e geração de empregos, podem ter influenciado o IBGE na escolha de Valentim como sede. Segura adiantou que vai fornecer, tanto para a pré-coleta quanto para o Censo 2010, toda infraestrutura da prefeitura, como espaço físico, linha telefônica, internet e transporte. “Queremos ser reconhecidos como colaboradores do IBGE”, afirmou o prefeito.
O responsável técnico pela agência do IBGE de Votuporanga, Victor Alexandre de Biagi, também participou da reunião. Ele vai coordenar a operação de pré-coleta em Valentim Gentil. Antes, porém, os técnicos serão treinados pelo instituto nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Ipeúna – SP, a outra cidade sede escolhida para a operação, está localizada na jurisdição de Rio Claro, onde já é realizado o censo experimental.