Por meio de uma reivindicação do prefeito Adilson Segura, a população de Valentim Gentil poderá ganhar, em breve, uma nova escola estadual com espaço para atender a cerca de 350 alunos do ensino fundamental e médio, a partir do sexto ano até o terceiro colegial.
A informação foi confirmada pelo prefeito em recente reunião com membros da Diretoria de Ensino da Região de Votuporanga, da qual participaram o dirigente de ensino Edelcio Rossvelt, a assistente de planejamento Nair Campelo, e o supervisor de ensino Everson Maciel Jorge, além da assessora municipal de Educação e Cultura, Marly Moraes e Yunis.
Mediante a uma solicitação da própria diretoria de ensino, a Prefeitura está preparando judicialmente a doação de uma área de 6.500 m², localizada no Jardim Espanha, zona norte de Valentim, região que registra um aumento considerável no número de imóveis residenciais, representando também o crescimento da população, devido à oferta de emprego no pólo industrial da cidade e em usinas de álcool e açúcar instaladas em municípios vizinhos.
A escola está projetada para ter 12 salas de aula, sala de informática, laboratório, biblioteca, quadra poliesportiva, pátio coberto e estacionamento, com capacidade para atender a cerca de 350 alunos.
Atualmente, só existe uma escola estadual em Valentim Gentil, construída há mais de 30 anos. Os alunos do ensino infantil e fundamental (até o quinto ano) matriculados na rede pública frequentam o ensino municipal.