terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Valentim Gentil: IBGE afirma que reversão da estimativa populacional é difícil

Durante reunião da Comissão de Geografia e Estatística de Valentim Gentil, realizada na tarde da última quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores do município, o chefe da unidade estadual do…

Durante reunião da Comissão de Geografia e Estatística de Valentim Gentil, realizada na tarde da última quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores do município, o chefe da unidade estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia, adiantou para o prefeito Adilson Segura que dificilmente Valentim conseguirá reverter a estimativa populacional determinada pelo instituto, que é de 10.082 habitantes.

“A estimativa é calculada mediante tendências demográficas. A divergência está justamente nos detalhes que não são captados pela amostra. Para isso, seria necessária uma pesquisa de campo nos 5.563 municípios do país”, alegou o chefe estadual do IBGE, que prosseguiu: “o que deve ser contestado é a metodologia e a estratificação das faixas”. Os dados do instituto serão utilizados para fixação dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2010.

Por outro lado, Barcia reconheceu a legitimidade da pesquisa entregue pelo prefeito Adilson Segura, no início de agosto, ao presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, no Rio de Janeiro, que apontou o número de 10.428 habitantes em Valentim. “A maioria esmagadora dos domicílios já foi encontrada”, revelou.

No último dia 28 de agosto, Segura protocolou pedido de revisão da estimativa populacional no IBGE, em São Paulo. “No nosso censo não foi computado o grande número de pessoas instaladas no município, utilizando nosso sistema de saúde, nossas escolas, nossa infraestrutura, e que não serão considerados munícipes de Valentim Gentil no censo, pois possuem residências fixas em outras cidades”, ressaltou o prefeito.

Adilson Segura elogiou o chefe do IBGE “pela sensibilidade de visitar Valentim Gentil”, mas lamentou a previsão de que o índice do município no repasse do FPM será mantido para o próximo ano. “Se isso acontecer, certamente vai comprometer a execução de uma série de serviços para a população. Além disso, não estamos pedindo favor, apenas reivindicando o que é nosso por direito”, reclama.

Apoio

A Prefeitura de Valentim Gentil vai apoiar o IBGE na realização do Censo 2010. Através do departamento de Comunicação Social, o município vai amplificar a divulgação do processo seletivo para a contratação dos mensalistas que vão trabalhar na contagem. Serão três vagas para a cidade. As inscrições começam nesta segunda (21). O edital está disponível no site da Fundação Cesagranrio (www.cesgranrio.org.br).

Também será disponibilizado espaço físico com toda infraestrutura necessária para a instalação de posto de coleta. “Queremos acolher o IBGE com muito carinho”, afirma o prefeito Adilson Segura. O contato do município será mantido com do coordenador da subárea de Votuporanga, Victor Alexandre de Biagi.

Notícias relacionadas