A Prefeitura Municipal de Valentim Gentil inicia nesta terça-feira(27), o Censo Municipal 2009, com o objetivo de recontar e recadastrar toda a população da cidade. Os pesquisadores são funcionários da prefeitura e estarão identificados. Todas as residências serão pesquisadas. Os dados obtidos serão utilizados em áreas como saúde, educação e assistência social.
“Através desta pesquisa poderemos conhecer melhor cada família da nossa população e desenvolver vários projetos no município”, afirma o prefeito Adilson Jesus Perez Segura. A expectativa é de que o recadastramento dure cerca de um mês.
FPM
Uma das finalidades do Censo Municipal é utilizar as informações coletadas para auxiliar no processo que a prefeitura move no Ministério Público Federal, na comarca de São José do Rio Preto, contestando o número de habitantes apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo 2007. Segundo estimativas do Tribunal de Contas da União (TCU), que destina o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a população de Valentim Gentil era superior a 10 mil habitantes até o ano do censo, conforme dados apresentados pelo próprio IBGE. Com a nova contagem da instituição, que detectou 9.408 pessoas, o município sofreu uma perda de 0,2% na arrecadação deste fundo – de 0,8% para 0,6% (destinado a cidades com até 10.188 habitantes) -, o que representa uma perda de cerca de R$ 120 mil por mês até o momento.
O FPM é uma transferência constitucional, composto de 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes apontado pelo IBGE. (Junior Medeiros, colaborou)