No dia da divulgação do ranking ambiental dos municípios paulistas do Projeto Município Verde Azul, o prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, comenta que a possibilidade da cidade ser certificada com o Selo Verde não é exatamente uma obsessão. “Ganhar o Selo Verde seria um justo reconhecimento ao nosso trabalho, mas a prioridade é dar continuidade a tudo que já fizemos até o momento, com ou sem a premiação”, afirma o prefeito.
“Nossa principal conquista foi a mudança da mentalidade das pessoas em relação à preservação dos recursos naturais. Trabalhamos intensamente essa questão com as crianças durante o ano letivo e percebemos que elas foram nossos maiores interlocutores nessa transformação”, aponta. É a primeira vez que o município participa do projeto ambiental, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo.
Acompanhado por assessores e pela vereadora Lourdes Maria Moreira da Silva, Segura embarcou para a capital paulista nesta madrugada, onde prestigia a cerimônia de premiação do projeto Município Verde Azul, marcada para começar às 10 horas, no Anhembi. A região tem 92 cidades que conseguiram preencher corretamente o plano de ações e estão aptas a ser avaliadas, entre elas Valentim Gentil. O município que conseguir 80 pontos, numa escala de 0 a 100, será certificado. O credenciamento significa prioridade na obtenção de recursos junto ao governo estadual.
Para o assessor de Meio Ambiente e interlocutor do município no programa, Octaelzio de Paiva, “o projeto desperta nas pessoas a consciência ambiental e ecológica”. Ele destaca que “as sementes que foram plantadas darão belos frutos no futuro, que é quando poderão ser notados os resultados dessa mudança de hábitos”. O assessor ressalta a iniciativa do governo municipal de criar o departamento de Meio Ambiente e dar autonomia política. Conclui que 2009 foi um ano de preparação: “implantamos uma estrutura e com certeza teremos ações ainda mais significativas nos anos vindouros”, garante, admitindo ansiedade: “a expectativa é grande”.