domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Valentim conquista Selo Verde Azul pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, Valentim Gentil conquistou o Selo Verde Azul, um título simbólico concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente aos municípios paulistas que conseguem cumprir, com sucesso, as…

Pelo segundo ano consecutivo, Valentim Gentil conquistou o Selo Verde Azul, um título simbólico concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente aos municípios paulistas que conseguem cumprir, com sucesso, as 10 metas estabelecidas pelo Projeto Município Verde Azul, cuja proposta é descentralizar a política ambiental do Estado.

O anúncio das cidades certificadas foi feito na tarde de sexta-feira, 17/12, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante o III Encontro Estadual do Projeto Município Verde Azul, que contou com as presenças do governador Alberto Goldman, do secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e do coordenador estadual do projeto, José Walter Figueiredo.

Segundo dados mostrados pelo secretário Pedro Ubiratan, dos 645 municípios do Estado, 614 entregaram seus planos de ações no prazo determinado. Destes, apenas 143 conseguiram se classificar, entre eles, Valentim Gentil, que alcançou 80,20 pontos de 100 possíveis em uma avaliação que leva em conta o cumprimento de 10 diretivas que regem o Projeto: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Cada uma das diretivas avaliadas recebe nota de 0 a 10 dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. No final, as cidades que somarem a partir de 80 pontos recebem o certificado de Município Verde Azul, que, entre outros benefícios, garante prioridade na captação de recursos do Estado.

Dessa forma, Valentim Gentil repete a conquista do ano anterior, as duas únicas do município na história do Projeto (implantado em 2007), ambas no mandato do prefeito Adilson Segura, que entende que “ganhar o selo verde é mais que o reconhecimento pelo trabalho realizado, é um estímulo para que a variável ambiental seja prioridade em nosso governo”.

Além do selo, Valentim recebeu o prêmio “Parceria Verde Azul”, entregue ao interlocutor da prefeitura no projeto, Octaelzio de Paiva.

A presidente da Câmara Municipal, Marlene Marin, a vereadora Lourdes Maria Moreira da Silva (Nega), o assessor de gabinete Júnior Medeiros e a engenheira ambiental Patrícia Lucon Biage também representaram o município no evento.

Notícias relacionadas