Valentim Gentil foi mais uma vez certificado com o Selo VerdeAzul, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, através do Programa Município VerdeAzul. A cidade, inclusive, melhorou sua classificação em relação ao ano passado, subindo da 81ª para a 67ª colocação no Ranking Ambiental Paulista, divulgado nesta quarta-feira (17 de fevereiro), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O Programa Município VerdeAzul tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
São certificados com o Selo VerdeAzul, os municípios que se destacam no cumprimento das 10 diretivas que regem o Programa: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Cada diretiva é avaliada com nota de 0 a 10 pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente. No final, as cidades que totalizarem acima de 80 pontos são certificadas com o selo ambiental, que, além do reconhecimento, garante prioridade na captação de recursos do Estado para financiar projetos ambientais. É o caso de Valentim Gentil, que, neste ciclo, alcançou pontuação de 83,40, somente oito pontos a menos do que a cidade classificada na 10ª posição.
“Ficar na 67ª colocação entre 645 municípios do Estado de São Paulo, em uma avaliação tão criteriosa como essa, é motivo de orgulho e satisfação para nosso município, pois sabemos que as dificuldades são cada vez maiores”, afirma a prefeita Rosa Caldeira.
“Agradeço a todos agentes municipais envolvidos nesta importante conquista e parabenizo o governador Geraldo Alckmin e a secretária estadual do Meio Ambiente, Patricia Iglecias, por valorizarem e reconhecerem o esforço dos municípios de São Paulo. Vamos, agora, dar entrada imediata em projetos solicitando a liberação de recursos para a área ambiental de nossa cidade”, conclui a prefeita.