segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra Pólio em Fernandópolis começa neste sábado

Começa no próximo sábado, 15, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Atualização do Esquema Vacinal das crianças menores de 5 anos de idade. A campanha se estenderá…

Começa no próximo sábado, 15, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Atualização do Esquema Vacinal das crianças menores de 5 anos de idade. A campanha se estenderá até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando as doses. No “Dia D” da campanha, 15, a Central de Saúde também estará atendendo.

Devem receber a vacina da pólio crianças menores de 05 anos. Em Fernandópolis, a população desta faixa etária está estimada em 3332 crianças, e a meta é imunizar ao menos 95% desse número.

Segundo o Ministério da Saúde, não há contraindicações à vacina oral contra a poliomielite, exceto para crianças com febre acima de 38ºC, infecção aguda ou hipersensibilidade a seus componentes. Os pais devem informar ao profissional de saúde se a criança tem hipersensibilidade a algum componente da vacina, imunodeficiência, se é portador do HIV ou tem histórico de reação grave à dose anterior, pois é ele que vai avaliar se a criança deve ou não receber.

Também estarão disponíveis vacinas do calendário nacional, como Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. Mas somente para crianças que não estejam com situação regularizada. A caderneta de vacinação será avaliada por um profissional de saúde.

POLIOMELITE

Popularmente conhecida como pólio ou “paralisia infantil”, a doença é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia.

Este é o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem a doença no Brasil. O país está livre do vírus da paralisia infantil desde 1990. Por isso, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar que a doença se reintroduza.

Notícias relacionadas