Foi prorrogada até o dia 12, a campanha de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Segundo a secretaria Municipal de Saúde de Jales, a meta em vacinar 2.566 crianças ainda não foi atingida.
Os pais que ainda não levaram os filhos para serem imunizados podem procurar as unidades de saúde das ESF`s do Roque Viola, São Jorge, Jacb, Paraíso, Novo Mundo e o Núcleo Central de Saúde, que disponibilizam gratuitamente a vacina. O horário de funcionamento é das 8h às 17 horas.
A idade mínima para a vacinação contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil, é de seis meses e, contra o sarampo, de um ano. Em ambos os casos, devem ser imunizados meninos e meninas de até 5 anos incompletos, ou seja, 4 anos 11 meses e 29 dias.
De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, “a vacinação é muito importante e é a única forma de imunizar as crianças. É preciso que todos levem a carteira de vacinação para a atualização do esquema vacinal”.
AS DOENÇAS – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.