segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra o HPV em meninos é realizada em Fernandópolis

Garotos de 12 e 13 anos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde em Fernandópolis para receber a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). É o primeiro ano que…

Garotos de 12 e 13 anos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde em Fernandópolis para receber a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).

É o primeiro ano que a imunização entra no calendário vacinal dos meninos, antes disponibilizada apenas para meninas. A estratégia é diminuir as doenças sexualmente transmissíveis pelo vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município e Central da Saúde, das 7h às 17h, exceto no Jardim Por do Sol. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de seis meses.

“É importante que pais ou responsáveis levem as crianças, munidas das carteiras de vacinação, nas unidades de saúde do bairro em que moram, pois há um sistema de cadastro das famílias que deve ser mantido e atualizado”, solicitou a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Marileia Pietrobon Lavezo Bertucci. O HPV é um vírus altamente contagioso e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL

A vacinação contra o HPV para as meninas, que é uma ação de rotina do Programa de Imunizações, continua, sendo estendida a partir deste ano para as meninas que chegaram aos 14 anos e ainda não foram imunizadas.

Nas unidades de saúde do município, além da vacina contra HPV, houve outra mudança no calendário vacinal. A “Meningocócica C”, vacina que protege as crianças da bactéria meningocóco C, que causa a meningite, antes destinada para crianças de até dois anos, foi inclusa para meninos e meninas de 12 a 13 anos, em dose única.

Notícias relacionadas