segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra H1N1 em Fernandópolis começa dia 30 de Abril

A partir do dia 30 de abril Fernandópolis recebe a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1 realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o município. A…

A partir do dia 30 de abril Fernandópolis recebe a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1 realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o município.

A partir desta data deve ser imunizado o grupo de risco definido pelo MS, que inclui gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas.

A Secretaria Municipal de Saúde é a responsável por desenvolver a campanha no município. As doses serão distribuídas nas Unidades de Saúde e Central de Saúde. A meta da ação em Fernandópolis é atingir 80% do público alvo (cerca de 16 mil pessoas). No ano passado, a campanha superou as expectativas chegando a 85,95% (13.860 pessoas).

O município já registrou 12 casos da doença este ano, tendo um deles culminado em óbito.

Diversas ações de prevenção estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal. Na tarde de ontem (23), uma reunião discutiu com médicos e enfermeiros do município as melhores formas de diagnosticar e tratar precocemente os pacientes infectados.

Palestras estão sendo agendadas nas escolas municipais, estaduais, particulares e técnica, e também nos hotéis para informar sobre métodos de prevenção e demais orientações. Panfletos explicativos também estão sendo confeccionados para distribuição a população.

“Estamos empenhados no desenvolvimento de ações de prevenção e também para o diagnóstico precoce que podem salvar vidas. Ao menor sintoma procure a Unidade de Saúde mais próxima e consulte o médico”, explica a secretária Lígia Barreto.

Porque Fernandópolis não recebeu as vacinas da Secretaria da Saúde do estado?

Segundo a secretária Lígia Barreto, Fernandópolis pertence a região do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales e não da região de São José do Rio Preto, e essas vacinas foram disponibilizadas apenas para os municípios desta região.

Ainda existem doses restantes da vacinação do ano passado distribuídas pelas Unidades de Saúde e Central de Saúde, porém, em pequena quantidade. Vale ressaltar que a vacina é disponibilizada apenas para gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 06 meses a menores de 05 anos e pessoas com doenças crônicas.

Formas de transmissão

Gotículas: Fala, tosse e espirro (até um metro)

Contato: Mãos contaminadas com secreção de paciente infectado

Notícias relacionadas