A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa realizada no Estado de São Paulo no mês de novembro de 2007 atingiu a meta de 99,18% dos animais imunizados no rebanho paulista, ou seja, 11,82 milhões de cabeças, de um total de 11,92 milhões existentes no Estado, entre bovinos e bubalinos. Apesar de seguir acima dos 99%, o índice vacinal de São Paulo de novembro representa uma queda em comparação à campanha de maio, quando 99,54% do rebanho de 12 milhões de cabeças à época foram imunizados.
Os pecuaristas que não vacinaram ou não cumpriram o prazo para comprovar a imunização, que venceu em 10 de dezembro, estão sujeitos a autuação, respectivamente, de cinco e três Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), a R$ 14,88 cada uma. Além da multa, o produtor está obrigado a vacinar o rebanho. Caso não o faça, o serviço será feito pelo Estado e as despesas correrão por conta do infrator.
Apesar da queda no índice, o Estado não registra um caso de febre aftosa há 11 anos e no ano passado completou 40 campanhas de vacinação. A partir da próxima campanha, a ser realizada em maio deste ano, a idéia é que 100% do rebanho esteja cadastrado em um sistema computadorizado de organização dos dados, inaugurado na campanha de novembro, com objetivo de substituir o uso de fichários em papel.