A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado, 30 de abril, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Todas as unidades de saúde estarão abertas neste dia, inclusive a Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h.
Na próxima semana, o horário de vacinação segue o mesmo de funcionamento das unidades de saúde do município.
Serão imunizadas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e trabalhadores da saúde.
Além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado durante a campanha.
Em 2015 foram vacinadas aproximadamente 16 mil pessoas no município, a previsão é que o número aumente neste ano. A ação segue até dia 20 de maio.
A enfermeira do setor de imunização, Patrícia Calegari, explicou que a vacina não causa gripe e somente é contraindicada a pessoas com febre e alérgicas a ovo.
Patrícia explicou ainda que as vacinas virão fracionadas ao município, mas todas as pessoas dentro do público-alvo serão atendidas até o final da campanha.
As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
O município registrou até o momento 27 casos positivos de H1N1, com dois óbitos. Há ainda mais três casos pendentes, aguardando resultado de exames.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:
* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;
* Fazer uso do álcool gel;
* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.