segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vacinação antirrábica segue pela Zona Rural até dia 27

A Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a campanha de vacinação antirrábica – para cães e gatos – que permite manter o controle da doença,…

A Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a campanha de vacinação antirrábica – para cães e gatos – que permite manter o controle da doença, criando uma barreira para a transmissão do vírus a outros animais ou pessoas. A meta é vacinar 8 mil animas contra a doença.

Esta semana, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses percorreu a Zona Rural da cidade passando pela Estrada da Uva, Barra Bonita, Sofia, Mico, Ararinha, Ribeirão Lagoa, Arraial dos Cabritos, Açude Matãozinho, Matão e Ribeirão Lagoa.

Na próxima semana, no dia 17, a imunização ocorre no Jataí, Açude, Marimbondinho, Matãozinho, Rua Suécia, Quebra Cabaça, Café e Coqueiro. Já no dia 18 e 19, os bairros contemplados serão o Quebra Cabaça, Arribada, Café, Pimenta, e Rosalina. Nos dias 20 e 21, a vacinação passará pelo Marimbondinho, Veadinho, Peroba, Quebra Cabaça, Pimenta, Tanquinho, Figueirinha e Perobinha.

Todos os animais acima de três meses de vida devem ser vacinados, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. O objetivo da campanha é erradicar a transmissão da doença conhecida como “raiva”. A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura, arranhadura e lambedura.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a vacinação será iniciada na Zona Urbana no dia 29. “A imunização é gratuita e é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem. É importante que a população Jales fique atenta ao calendário de vacinação e não deixe de vacinar seu animal doméstico”, alertou.

A orientação é que apenas animais doentes e fêmeas em gestação não recebam a vacina, mas que depois deste período procurem o Centro de Zoonozes para vacinar os animais.

Notícias relacionadas