Uma vaca agonizava deitada em uma propriedade rural em Jales, quando foi flagrada por policiais da 2ª Companhia de Fernandópolis do 4º Batalhão de Polícia Ambiental durante a Operação Impacto. O animal, uma fêmea da raça nelore, estava em estado de extrema desnutrição e não tinha acesso a água ou alimento.
Denúncia e constatação do crime
Ao abordar o local, os policiais constataram a situação precária da vaca. Ela estava muito magra, fraca e com dificuldade de se levantar. Ao ser questionado sobre o animal, o proprietário da propriedade alegou que outro bovino havia esbarrado na vaca, fazendo-a cair e ficar impossibilitada de se levantar. Ele também admitiu que não havia providenciado atendimento veterinário para o animal.
Atendimento médico e eutanásia
Diante da situação crítica da vaca, os policiais solicitaram a presença de um médico veterinário, que atestou a desnutrição severa e a falta de água e alimento como causa do sofrimento do animal. Para cessar o sofrimento da vaca, o médico veterinário optou pela eutanásia.
Punição para o proprietário
O proprietário da propriedade foi autuado em R$ 6 mil pelo crime de maus-tratos contra animais e responderá pelo crime em liberdade.