sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

USP aprova adesão parcial ao ENEM e ao SISU

Foi aprovada na tarde desta terça-feira (23), durante reunião do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, a adesão parcial ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema…

Foi aprovada na tarde desta terça-feira (23), durante reunião do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, a adesão parcial ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

Ficou decidido que 1.499 das 11.057 vagas do vestibular de 2016 serão ocupadas a partir da nota do Enem 2015. O Conselho Universitário é a hierarquia maior da Instituição, é quem dá a decisão final. No dia 18 de junho, o Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo já havia aprovado a introdução do Exame Nacional do Ensino Médio como alternativa à Fuvest, vestibular tradicional da instituição.

De acordo com a proposta que já tinha sido feita pela Pró-Reitoria de Graduação, cada unidade definiu quais cursos adotarão o sistema, assim como a quantidade de vagas e demais critérios. A proposta da pró-Reitoria colocada para avaliação de cada unidade é a reserva de 15% das vagas para alunos de escolas públicas através do Enem.

Alguns cursos mais concorridos vão ficar de fora da adesão ao Enem, como Medicina e o Audivisual por exemplo. Outros, como direito no Largo São Francisco e relações internacionais, terão oportunidades de vagas pelo Sisu.

Segundo o G1, o montante representa 13,5% do total de vagas nos cursos de graduação da universidade, mas a decisão de aderir ou não ao Sisu é feita em cada campus. A Faculdade de Medicina de São Paulo resolveu não aderir ao Enem. Já a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto terá 10% das vagas selecionadas pelo Sisu e 90% pela Fuvest.

Notícias relacionadas