sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Uso do complexo homeopático é consenso no tratamento da dengue

O secretário de Saúde e Higiene de Rio Preto, Arnaldo Almendros Mello, e o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, o médico Eduardo Lazzaro, estiveram reunidos nesta sexta-feira (13/4) com…

O secretário de Saúde e Higiene de Rio Preto, Arnaldo Almendros Mello, e o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, o médico Eduardo Lazzaro, estiveram reunidos nesta sexta-feira (13/4) com técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo. A continuidade do uso do complexo homeopático para tratamento sintomático da dengue foi consenso.

O encontro, que durou aproximadamente quatro horas, possibilitou a explanação detalhada sobre o uso do medicamento e sobre as ações de controle à dengue no município. “Houve o entendimento de que era senso comum o uso do complexo como opção no tratamento à doença”, destaca Lazzaro.

O secretário de Saúde Arnaldo Almendros Mello diz que a reunião foi fundamental para demonstrar os cuidados da Secretaria ao adotar o complexo em Rio Preto. “Apresentamos os protocolos que regulamentam o uso do complexo. Agora, será feito um acompanhamento das três esferas de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde)”, detalha.

Participaram da reunião Maria Cristina Megid, diretora do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde; a doutora Nur Shuqaira, gerente de Medicamentos Específicos, Fitoterápicos e Homeopáticos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária; doutora Carmem De Simoni, coordenadora do Programa de Política Nacional de Políticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde; e Cilmara Polido Garcia, do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde.

Ao término do encontro, foi assinado um documento que segue a íntegra:

“Em reunião conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria Municipal de São José do Rio Preto apresentou os protocolos ajustados sobre o uso do Complexo Homeopático utilizado no tratamento sintomático da dengue e houve consenso sobre a continuidade do uso do complexo em São José do Rio preto e seu acompanhamento rigoroso por parte das três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde”.

Esta foi a segunda reunião realizada em menos de duas semanas. Na quarta-feira da semana passada, Almendros Mello e a coordenadora do Programa Municipal de Controle à Dengue, Amena Alcântara Ferraz, estiveram reunidos com técnicos do Ministério da Saúde, em Brasília. Eles apresentaram as ações de controle à dengue no município e especialmente o tratamento alternativo com o complexo homeopático.

O encontro havia ocorrido com os coordenadores do Programa Nacional de Controle da Dengue, da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Representantes do Estado também haviam sido chamados para a reunião em Brasília, mas não compareceram.

Em relação ao número de casos, os dados não serão atualizados nesta sexta-feira (13/4), tendo em vista que a listagem que chegou do Instituto Adolfo Lutz ainda está sendo investigada. É que numa mesma lista estão os dados de Rio Preto e região. É preciso ainda investigar se são autóctones ou importados, além de checar se estão em duplicidade.

Notícias relacionadas