quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Usinas oferecem ‘sombra’ para lavradores

A partir de agora as usinas de Catanduva e região são obrigadas a fornecer ‘sombra e água fresca’ para os cortadores de cana-de-açúcar. A decisão é do Ministério do Trabalho…

A partir de agora as usinas de Catanduva e região são obrigadas a fornecer ‘sombra e água fresca’ para os cortadores de cana-de-açúcar. A decisão é do Ministério do Trabalho que aprovou a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura (NR 31).
Com isso, as usinas têm o compromisso de se regulamentar e oferecer melhores condições de trabalho aos lavradores. Entre as adequações aprovadas está na obrigatoriedade de fornecer um local à sombra para que os trabalhadores possam almoçar e água gelada. Segundo Gustavo Moreto, presidente do Sindicato Rural, embora esta NR seja de mais de um ano, as usinas de toda a região ainda estão se adequando e providenciando, a sombra para os cortadores.
“Algumas empresas adaptaram toldos aos ônibus rurais, que são esticados na hora do almoço, outros já preferiram colocar um tipo de lona para propiciar a sombra”, comentou o presidente.
O sindicalista esclareceu que além desta exigência, a NR 31 obriga o fornecimento de banquinhos para que os trabalhadores se sentem enquanto comem, um veículo para locomoção rápida caso alguém tenha um mal súbito, uma caixa de primeiros socorros e banheiros.
Segundo Walter Hipólito, presidente do Sindicato dos Empregados Rurais, estas adequações são um ganho para os trabalhadores. “Não posso negar que as usinas estão aderindo à idéia de proteger o trabalhador. O cortador de cana está tendo seu trabalho valorizado”, declarou.

Notícias relacionadas