A Unidade de Saúde da Família “Dr. Ruy Pedroso”, do bairro Palmeiras I, promove nesta quarta-feira, 27, o Dia de Combate à Hipertensão Arterial, lembrado nacionalmente nesta terça.
Este ano o evento traz o tema “Para uma vida com menos pressão” e será aberto ao público participante do grupo de hipertensos, com atividades educativas, avaliação de fatores de risco como pressão e circunferência abdominal – o IMC (Indice de Massa Corpórea), além de demais orientações sobre a saúde. As atividades começam às 9 horas na sede da própria Unidade.
Atualmente estão cadastrados no grupo de hipertensos cerca de 350 pessoas, sob a coordenação da médica da Família, Márcia Pedroso. “Nossa equipe vai receber toda a turma com um café da manhã e depois de todas as ações haverá também a distribuição de brindes”.
Combate
A hipertensão é uma doença que pode ser controlada com hábitos e alimentação saudável e vitima milhares de pessoas mundo afora. No Brasil estima-se que há 50 milhões de pessoas hipertensas. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe.
Pressão arterial
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de cinco a seis litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Pressão arterial é sempre medida por dois números: as pressões sistólica e diastólica; ambas são importantes. Geralmente o primeiro número é a pressão sistólica e o último a diastólica, como, por exemplo, 120/80 mmHg.
Pressão alta
Hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração já que muitas vezes, provoca dores de cabeça, tonturas, mal estar, mas, pode ainda não gerar nenhum tipo de sintoma
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.
As pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos.
O risco aumenta com a idade. Após 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 90% de chances de desenvolver hipertensão.