A vida universitária é um período maravilhoso na vida de uma pessoa. Experiências novas, descobertas, conhecimento…
Mas tudo tem um limite, né? Uma aluna de História da Universidade Federal do Amapá, por exemplo. Estava há 15 anos no curso e não se formava de jeito nenhum. Sendo que o período normal para conclusão de curso é de 4 anos e o limite legal é de 8 anos.
Em 2002, quando a aluna se matriculou no curso de História, o presidente americano era George W. Bush e ele estava babando em cima do Iraque para derrubar Saddam Hussein. No Brasil, Fernando Henrique Cardoso criava a nota de 2002 e a Seleção Brasileira sagraria-se pentacampeã do mundo. Mais importante do que isso, é claro: as franquias cinematográficas O Senhor dos Anéis e Harry Potter estavam apenas no segundo filme… Que tempos!
O jubilamento – nome dado ao desligamento de um aluno das atividades acadêmicas – foi confirmado pela Advocacia-Geral da União depois de um pedido dela na Justiça Federal para terminar as disciplinas pendentes. Ao G1, a AGU explicou que a aluna não apresentou “qualquer justificativa plausível para o não cumprimento das obrigações curriculares” e que permitir que ela retornasse “seria uma afronta aos princípios da isonomia, economia e do direito à educação”.
Enem 2017 está aí para isso, né? Foco, força e fé!