A UNIFEV realizou, nessa terça-feira (dia 1º), o VII Fórum de Autoavaliação Institucional.
O evento, que aconteceu na Cidade Universitária, contou com a presença de colaboradores, gestores, coordenadores, do Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Djalma Domingos da Silva, do Reitor, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, e do Diretor-Presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), o médico veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos.
No encontro, os membros dos comitês apresentaram suas avaliações pontuadas em pesquisas institucionais, destacando pontos fortes e fracos, a fim de traçar um plano de ação para 2016.
“O Fórum não ocorre, somente, como uma obrigatoriedade diante do nosso recredenciamento com o Ministério da Educação (MEC) em 2017, mas permite melhorias significativas nos processos, por meio da identificação das falhas. A iniciativa reúne representantes de todos os setores, desde docentes a técnicos-administrativos, o que reforça a importância dessa ação”, contou o Reitor.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa aspectos como: ensino, infraestrutura, pesquisa, extensão, responsabilidade social, comunicação, desempenho dos alunos, gestão da instituição e corpo docente, entre outros.
Cada Instituição de Ensino Superior (IES) possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é a responsável pela coordenação do processo de autoavaliação. No Centro Universitário de Votuporanga, a operacionalização dessas ações é desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação Institucional (NAI).
“Trata-se de um procedimento que mostra o DNA da Instituição, ou seja, o que somos e realizamos na UNIFEV está nesses projetos apresentados. Buscamos ampliar e fortalecer as avaliações e os processos de gestão e, consequentemente, aprimorar as atividades”, finalizou o coordenador da CPA, Prof. Me. Ramon Lombardi Teixeira Nunes.