Os admiradores de um bom trabalho investigativo já têm um encontro marcado para o próximo fim de semana.
O Núcleo de Direitos da UNIFEV, por meio do projeto “Clube de Leitura”, promoverá, no sábado (dia 13), uma discussão do renomado livro O holocausto brasileiro, da jornalista Daniela Arbex. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá no Parque da Cultura, em Votuporanga, a partir das 15h30.
Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da Instituição (www.unifev.edu.br/clubedeleitura), na Central de Relacionamento de ambos os campi ou na hora do encontro.
De acordo com o responsável pelo Núcleo, Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, o evento tem o objetivo de debater algumas questões abordadas na obra no que diz respeito à violação dos direitos humanos.
“O livro relata a história desumana do maior hospital psiquiátrico do Brasil, situado em Barbacena (MG), entre as décadas de 1960 e 1970, o Colônia. Pelo menos 60 mil pessoas morreram negligenciadas. A maioria foi internada à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas e mulheres grávidas, entre outros indivíduos que se tornaram incômodos para alguém. Toda a história é investigada a fundo por Daniela Arbex”.
A presença no encontro oferece certificação para universitários, egressos e comunidade em geral.