A Unifev realizou o XV Fórum de Autoavaliação Institucional na última terça-feira (20/02) no Auditório do Câmpus Centro, reunindo integrantes de todos os comitês, para discutir sobre o universo educacional e acadêmico.
Na oportunidade, estiveram presentes o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio; o controller da Instituição, Paulo Gil; o coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco; coordenadores de cursos, docentes, supervisores e colaboradores.
Durante o encontro, os representantes de cada comitê puderam apresentar os resultados das últimas pesquisas institucionais feitas com alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e a comunidade externa. Além disso, fizeram um balanço e expuseram os êxitos e as fragilidades, e elaboraram planos de ação para o ciclo 2024/2025.
O objetivo principal da pesquisa é aferir a qualidade dos serviços prestados pela Unifev, que vão desde a infraestrutura até o ensino, de forma a promover um progresso contínuo. “Todo esse processo é realizado de maneira sigilosa e confidencial. As informações são empregadas como instrumento de gestão para desenvolver um planejamento estratégico. Os resultados são divulgados durante o Fórum, anualmente, concomitante às medidas adotadas para aprimorar os diferentes setores”, explicou o reitor.
CPA
Toda Instituição de Ensino Superior (IES) possui uma Comissão Própria de Avaliação, que é a responsável pela coordenação do processo de autoavaliação. Esse instrumento serve para a melhoria da Educação, na medida em que permite identificar e solucionar possíveis problemas referentes à Instituição.
A Autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa aspectos como: ensino; infraestrutura; pesquisa; extensão; responsabilidade social; comunicação; desempenho dos alunos; gestão da instituição; e corpo docente; entre outros.