A Unifev participou na última quinta-feira (21) da terceira reunião do Comitê Gestor do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) no Colégio Comercial de Votuporanga. O Coapes é um dispositivo que visa facilitar a integração entre o ensino, os serviços e a comunidade, por meio da negociação, tomada de decisão e contratualização de ações.
O encontro foi coordenado pela presidente do Comitê Gestor e Secretária de Saúde do município de Votuporanga, Ivonete Félix do Nascimento, e contou com representantes do Conselho Municipal de Saúde (SMS), do Colégio Comercial, de diversos setores da saúde. Da Unifev, participaram a representante do Coapes da Unifev, Profa. Ma. Valéria da Cruz Oliveira de Castro, os coordenadores de Medicina, Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, de Biomedicina e Farmácia, Prof. Dr. Roberto Carlos Grassi Malta, de Fisioterapia, Profa. Ma. Ana Paula de Oliveira Pelosi, de Nutrição, Profa. Dra. Letícia Barufi Fernandes, representando a coordenadora da Enfermagem, Profa. Ma. Sonia Maria Carneiro de Moraes Franco, a docente do NDE Medicina, Dra. Fabiana Arenas Stringari de Parma e representando a área da Comunicação, Profa. Ma. Silvia Brandão Cuenca Stipp.
“A contratualização do Coapes garante o acesso do ensino aos serviços de saúde como campo de prática e direciona os esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhora dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde do território”, explicou a coordenadora do Coapes.
Durante a reunião o coordenador de Medicina mencionou que o Coapes permitiu a ampliação dos cenários de ensino para o estágio curricular em serviço, obrigatório aos cursos da saúde. E que, atualmente, alunos do internato do curso de Medicina estão inseridos em campos de estágio oferecidos pela SMS, nas unidades de saúde do município, todas equipadas com estratégia de saúde da família e profissionais médicos dedicados integralmente à preceptoria dos alunos, em campo de assistência. Telini esclareceu que isso resultou em melhora do desempenho dos alunos nos testes de desempenho seriado e avaliações externas, conforme Enade 2023, o que é considerado, para a instituição de ensino, métrica de qualidade que indica aprimoramento das competências dos alunos para a atenção integral em saúde, tanto em âmbito individual, quanto coletivo, resultante dos ótimos cenários de ensino oportunizados desde o início das tratativas que resultaram na assinatura do Coapes.
Vários assuntos foram abordados durante o encontro, como, por exemplo, o absenteísmo relacionado ao atendimentos dos pacientes na Atenção Básica. Em debate sobre esta pauta, foi destacado, pela Secretária de Saúde, que ainda há elevados índices que impactam diretamente na qualidade de assistência e ensino, também. Os membros presentes, representantes das instituições de ensino parceiras do Coapes, propuseram soluções de enfrentamento ao absenteísmo dos usuários de saúde e ofereceram apoio técnico de profissionais qualificados.
Os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os alunos da Unifev dentro dos cenários de práticas oferecidos pelo município.