A Unifev é a única Instituição de Ensino Superior (IES) do país a adquirir o segundo “Lucina”, um robô de paciente obstétrico que simula a vida humana. A Instituição já contava com um simulador desde dezembro de 2015. Além do novo equipamento, também foram adquiridos um simulador de ausculta, de intubação e um desfibrilador eletrodo adesivo, que resultam em um investimento de mais de R$ 674 mil.
Os robôs de alta fidelidade pertencem ao Laboratório de Simulação Realística do Centro Universitário de Votuporanga, espaço que atende os cursos da área da saúde e possui 390 m² de área construída, abrigando 24 ambientes distintos em dois andares. O laboratório também possui outros dois simuladores: “METIMan”, que representa um homem adulto, e “PediaSIM”, que corresponde a uma criança de 5 a 7 anos de idade.
A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Ma. Elizabete Garcia Ferreira Arroyo Marchi, agradeceu à diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) por continuar investindo em melhorias para toda a área da saúde.
“A simulação realística é o mais avançado método de treinamento em ocorrências clínicas de risco. Por meio de robôs automatizados, que gritam, choram e até morrem, nós criamos inúmeras possibilidades de casos, nos quais o aluno pode se preparar para as adversidades, diminuindo, assim, a probabilidade de falhas. A aquisição do segundo Lucina vem para somar ainda mais aprendizado para todos os estudantes”, afirmou.
De acordo com o reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a Unifev sempre está em busca de oferecer ensino de qualidade para todos os seus alunos. “Uma prova disso é mais esse grande investimento que estamos entregando para a comunidade acadêmica”, finalizou.