sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

UNIFEV conquista 3ª melhor nota do Brasil pelo 2º ano consecutivo

A UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a terceira melhor nota do País entre todos os Centros Universitários brasileiros avaliados pelo Ministério da Educação (MEC)…

A UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a terceira melhor nota do País entre todos os Centros Universitários brasileiros avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2014.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (dia 18), correspondem ao Índice Geral de Cursos (IGC), obtido mediante as avaliações realizadas pelo órgão federal no ano passado. Na ocasião, foram submetidos a exames e demais medições os cursos das áreas de Ciências Exatas, Licenciatura e parte dos tecnológicos.

Este também é o terceiro ano consecutivo que a UNIFEV mantém o seu IGC em 4. O índice possui uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Apenas as universidades públicas, cujo foco é o desenvolvimento de pesquisas, obtém o maior conceito.

O excelente desempenho da Instituição nas avaliações do MEC ainda garantiram a ela posicionamento de destaque no Estado de São Paulo (3º lugar) e na região Noroeste (1º lugar).

Para o Reitor do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, o resultado encerra de uma forma muito gratificante mais um ano de atividades. “Após conquistar uma posição muito elevada, o maior desafio é mantê-la. Claro que a nossa meta é sempre o melhor lugar, mas entre tantas instituições, continuar em 3º lugar no Brasil, é um grande mérito que divido com todos meus colegas coordenadores de curso, docentes e colaboradores da UNIFEV. Faço um agradecimento especial, também, aos nossos alunos e à atual diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) que não mediu esforços para proporcionar toda a infraestrutura que necessitamos”.

Ao todo, 2.042 Instituições de Ensino Superior (IES) foram avaliadas pelo MEC em 2014. Destas, 230 são Universidades e Institutos Federais (IFET), 147 são Centros Universitários e Centros Educacionais de Educação Tecnológica (Cefet) e 1.665, faculdades.

O IGC é o maior indicador de qualidade da Educação Superior brasileira. Ele é composto por diversas avaliações, que consideram desde a titulação e o regime de trabalho do corpo docente aos índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição. Além disso, o IGC corresponde à média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, por sua vez, é composto pela nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

CPC

Junto ao IGC de cada IES, o MEC também divulgou, nesta sexta-feira (dia 18), o CPC de cada curso.

Todos as graduações da UNIFEV avaliadas no ciclo de 2014 obtiveram desempenho satisfatório. O destaque, no entanto, foi o curso de Tecnologia em Produção Industrial que, neste processo, alcançou o conceito máximo (nota 5) e a posição de 1º melhor curso do Brasil, entre outras 76 da mesma área.

Educação Física Licenciatura (5º lugar), Geografia (6º lugar), Letras – Espanhol (4º lugar), Matemática (6º lugar) e Sistemas de Informação (5º lugar) conquistaram importantes posições entre as IES do Estado de São Paulo.

Notícias relacionadas