Os docentes dos cursos da área de Saúde da UNIFEV estão participando de uma capacitação para trabalhar com os três robôs que compõem o Laboratório de Simulação Realística da Instituição, inaugurado no fim do ano passado.
De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro Roge Rafael de Lima, os bonecos são capazes de simular diferentes ocorrências comuns ao dia a dia dos profissionais da área. “Nesta etapa, estamos ensinando como criar situações e controlar o robô obstétrico Lucina, que realiza vários tipos de partos. Além disso, os professores estão aprendendo a programar complicações e emergências que podem surgir nesses casos”, disse.
Para a médica ginecologista e docente da Instituição Cristina Rocha Matarucco, o treinamento é essencial para operar os bonecos junto aos alunos. “Estou muito feliz com esta aquisição do Centro Universitário de Votuporanga. Conhecer melhor o simulador superou minhas expectativas. É uma tecnologia que possui muitos recursos a explorar”.
A UNIFEV é a 3ª Instituição de Ensino Superior (IES) do País a adquirir o Lucina. Os outros dois robôs estão na faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e na Universidade de São Paulo (USP), câmpus Ribeirão Preto. O Centro Universitário de Votuporanga também comprou outros dois simuladores: um adulto chamado “METIMan” e o “PediaSIM”, que representa uma criança de 5 a 7 anos de idade.