sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

UNIFEV busca conscientização dos alunos para coibir “trote”

Preocupada em conscientizar seus alunos em relação à coibição do“trote universitário”, a UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, publicou, nesta semana, uma nova portaria específica, que orienta os estudantes quanto…

Preocupada em conscientizar seus alunos em relação à coibição do“trote universitário”, a UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, publicou, nesta semana, uma nova portaria específica, que orienta os estudantes quanto à proibição do ato em ambos os câmpi da Instituição.

Recentemente, alguns casos de “trote universitário” na região e em todo o país ganharam repercussão mundial, por conta da violência utilizada pelos jovens no início dos semestres letivos. Em algumas dessas circunstâncias, “a brincadeira de mau gosto” que, na verdade, trata-se de uma cultura popular bastante negativa, chegou a resultar na morte de alunos.

Para evitar ocorrências locais mais graves, a portaria estabelecida pela diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e Reitoria da UNIFEV contém termos que protegem os universitários contra todo tipo de manifestação que cause agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento.

A prática de qualquer um dos atos especificados no documento, disponível no site da Instituição, portal eletrônico dos alunos e murais das salas de aula e corredores, será considerada falta grave, importando na aplicação de penalidades, nos termos regimentais do Centro Universitário, prevendo, inclusive, a expulsão dos envolvidos.

A recepção e acolhida dos novos alunos da UNIFEV será realizada em sala de aula pelos docentes e coordenadores das graduações, responsáveis por apresentar e repassar aos ingressantes todas as informações pertinentes à Instituição e aos cursos.

“O trote não condiz com o ambiente acadêmico e não promove nenhum tipo de integração entre os alunos. A recepção deve ser feita de modo diferente. Os veteranos devem celebrar, de modo saudável, o início de uma nova etapa na vida desses calouros. Isso nada tem a ver com ações que possam tomar dimensões agressivas ou constrangedoras”, explica o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco.

Para intensificar esse trabalho de conscientização dos universitários, os dois câmpi da UNIFEV ganharam faixas e cartazes que incentivam o acolhimento dos calouros. Além disso, o Centro Universitário de Votuporanga contará, ainda, com o apoio da Polícia Militar do município nas ações de fiscalização e combate ao “trote universitário” nas imediações da UNIFEV.

De acordo com o Reitor, “a tradição da Instituição de Ensino é de culto aos valores de civilidade e de respeito à dignidade”. Sendo assim, no decorrer do ano letivo, serão oferecidos aos estudantes e à comunidade em geral diversas opções de eventos culturais e esportivos, “que têm o objetivo de promover a integração social, atividades de responsabilidade social, a arte, o esporte e a cultura”, finalizou Matarucco.

Notícias relacionadas