Médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e demais agentes, gestores e usuários da saúde de Votuporanga e região, estiveram reunidos, na manhã de ontem, na UNIFEV, para discutir a qualidade do atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde.
A reunião também contou com a participação de alunos e docentes de diferentes graduações da Instituição, autoridades locais e regionais, e membros do Departamento Regional de Saúde (DRS), de São José do Rio Preto.
O evento funcionou como uma espécie de oficina para a implantação do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) na região de Votuporanga. Paralelamente a esse projeto, a ideia é fomentar a criação de NEPHs nos próprios municípios e instituições participantes do processo, como é o caso da UNIFEV, santas casas e demais unidades de saúde.
De acordo com a diretora técnica do Centro de Desenvolvimento de Qualificação (CDQ) do DRS Rio Preto, Sônia Maria Olhas Gouvêa, os Núcleos têm o objetivo de buscar soluções para a saúde em quatro vertentes: formação profissional, atuação profissional, gestão e controle social.
“A finalidade dos NEPHs é identificar as necessidades e as dificuldades nesses quatro segmentos, para que possamos encontrar meios de melhorar a qualidade da saúde oferecida à população. Nossa missão é unir forças, entre agentes, gestores, comunidade e Instituições de Ensino Superior (IES), com o propósito de criar estratégias que consigam aumentar a resolutividade dos problemas existentes no Sistema”, informou.
Pioneira nesse processo, a UNIFEV, enquanto IES, já está em fase de estruturação de seu próprio Núcleo. Segundo a coordenadora do trabalho na Instituição, Profa. Ma. Valéria da Cruz Oliveira de Castro, o grupo terá a responsabilidade de repensar a formação de profissionais para a área da Saúde, propondo, inicialmente, reflexões sobre o nível de preparação dos egressos para o mercado de trabalho.
“A contribuição do Centro Universitário quanto à Educação Permanente e à Humanização da Saúde Pública está diretamente relacionada a uma avaliação do ensino-aprendizagem, a fim de identificarmos quais são as possíveis falhas na formação dos profissionais da área. Creio que a implantação de novos projetos de ensino-serviço, a exemplo do PET-Saúde, nos norteará muito nesse caminho”, citou.
A partir de agora, o grupo formado nesse primeiro encontro tem a missão de trazer para as futuras discussões outros profissionais, que também atuarão como multiplicadores desse conhecimento, em seus locais de trabalho.
A próxima reunião sobre a implantação do NEPH na região de Votuporanga já foi marcada para o dia 13 de dezembro, às 9 horas. O local do evento mantém-se o mesmo: Câmpus Centro da UNIFEV (Rua Pernambuco, nº 4196).