A Unicastelo (Universidade Camilo Castelo) Campus Fernandópolis lança na próxima terça-feira, 8, dois projetos de cunho social da instituição. O Programa Futuro Legal vai conceder bolsas de estudo a jovens com vulnerabilidade social e o Projeto Cidade Amiga da Unicastelo vai conceder bolsas aos municípios conveniados da região.
O Cidade Amiga, grande foco do evento, consiste na concessão de bolsas de estudo e no desenvolvimento de projetos de extensão em sintonia com as Prefeituras de cidades localizadas na região de influência da Unicastelo.
Segundo o reitor da universidade, Prof. Gilberto Luiz Moraes Selber, que fará o lançamento oficial em Fernandópolis, o objetivo do projeto é facilitar o acesso de alunos residentes nessas cidades ao ensino superior de qualidade, mediante a desoneração do custo de transporte, já que este ficaria por conta das prefeituras. Além disso, ele visa contribuir para o cumprimento dos objetivos e metas assistenciais e de extensão da instituição.
A fácil mecânica do projeto deve motivar muitos municípios a fazer sua adesão. A Prefeitura divulga e recruta jovens interessados em cursar a Unicastelo e que atendam aos critérios do Programa Futuro Legal. Ela deve garantir o transporte diário em ônibus da localidade até o campus. Os jovens devem ser aprovados no processo seletivo e a Unicastelo oferece, para cada grupo de 45 alunos, 10 bolsas integrais (100%), 15 bolsas parciais (50%) e 20 bolsas parciais (20%).
Além disto, a universidade ainda vai elaborar e desenvolver projetos de extensão nas áreas de meio Ambiente, Saúde e Esportes, em consonância com os interesses do município conveniado.