Alunos do curso de Agronomia Fernandópolis, participantes do Projeto Ceres, realizaram o segundo passeio solidário, com crianças e adolescentes de duas entidades filantrópicas de Fernandópolis, a Associação Comunitária Maria João de Deus e a Associação Beneficente Auta de Souza, ambas de bairros carentes do município.
Cerca de 70 jovens participaram do passeio, oportunidade em que conheceram as instalações do campus da Unicastelo.
Eles passaram pelo hospital veterinário, salas de aula, laboratórios multidisciplinares (solos, entomologia, anatomia veterinária, entre outros), e conheceram também a horta do Projeto Ceres, onde se produz hortaliças que são doadas para várias entidades locais, inclusive a delas.
O mais esperado pelas crianças e adolescentes era o passeio na trilha ecológica existente em um fragmento de mata preservado no campus da universidade.
Além de passear na trilha, os alunos do curso de Agronomia discursaram sobre a importância de se preservar as matas e os animais ali presentes.
Após o passeio na trilha, foi realizado um piquenique em que crianças e adolescentes puderam se deliciar com lanches e sucos fornecidos pela Sucaria & Cia.
Esse passeio somente foi realizado com a ajuda dos alunos do curso de Agronomia participantes do Projeto Ceres, que leiloaram uma leitoa para arrecadar fundos para o evento, leitoa esta que foi doada pelo setor agrícola da Unicastelo.
“Todos nós doamos um pouco de si para oferecer a essas crianças e a esses jovens não só uma opção de lazer ou oportunidade de conhecer algo, mas também para que eles, desde cedo, tem consciência da importância das questões ambientais para sua vida futura”, concluiu Douglas Costa Martins, coordenador Projeto Ceres.