A Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) participou do 1º Encontro de Ovinocultores de Votuporanga e Região, evento realizado pelo Núcleo dos Criadores de Ovinos e que contou com o apoio da universidade, tanto na organização quanto na participação de alunos do curso de Medicina Veterinária.
O encontro aconteceu na última sexta-feira, 30, no Recinto de Exposições de Votuporanga e reuniu diversos criadores, médicos veterinários, estudantes e produtores rurais interessados em investir na criação de ovinos.
Na programação do evento estavam empresas expositoras, criadores e palestras, que abordaram temas como o manejo nutricional, a atual situação atual do mercado de ovinos, o programa de avaliação genética e biotecnologia da reprodução e a prática de inseminação artificial por via transcervical em ovelha.
Segundo Humberto Cáfaro Filho, coordenador de planejamento da Unicastelo e um dos organizadores do evento, o encontro teve como objetivo reunir os criadores da região, atrair novos investidores e divulgar as potencialidades dos ovinos na região: “Para um primeiro encontro, podemos dizer que foi excelente o resultado. Muitas pessoas participaram e tenho certeza de que despertamos o interesse pela ovinocultura em muitos”.
A criação de ovinos tem crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente pela sua maior rentabilidade em relação ao bovino. Além da carne, muito apreciado e de valor acima do boi, a rentabilidade com a ovinocultura ainda aumenta com a venda do couro.