terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Unicastelo participa de Congresso de Olericultura

O curso de Agronomia da Unicastelo campus Fernandópolis participou do 490 Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado na cidade de Águas de Lindóia-SP. O tema principal do evento deste ano foi…

O curso de Agronomia da Unicastelo campus Fernandópolis participou do 490 Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado na cidade de Águas de Lindóia-SP. O tema principal do evento deste ano foi “A Água na Horticultura: novas atitudes e uso sustentável”. Os cinco alunos que participaram do congresso foram acompanhados pelo Prof. Dr. Roberto Andreani Junior, responsável pela disciplina de Olericultura Geral e Especial do Curso.

A comitiva da Unicastelo apresentou oito trabalhos de pesquisa científica: ”Produção de mudas de almeirão obtidos de diferentes compostos orgânicos”; “Uso de metabólitos secundários bacterianos na produção de mudas de alface”; “Utilização de diferentes compostos orgânicos para uso como substratos na produção de mudas de alface e de tomate”; “Utilização de diferentes substratos na produção de mudas de pimentão e chicória”; “Comportamento de cultivares de alface na região de Fernandópolis-SP”; “Efeito da mamona sobre a incidência de fitonematóides na cultura do quiabo”; “Utilização de diferentes substratos na produção de mudas de rúcula e repolho”; e “Efeito de diferentes doses de biofertilizantes sobre a produção de mudas de alface e repolho”.

Segundo Andreani, o tema do congresso surgiu da preocupação com a água utilizada na irrigação pelos produtores de hortaliças e plantas medicinais. “Em todo o Brasil, ainda é baixo o número de municípios que tratam o esgoto doméstico e industrial através das estações de tratamento. A legislação federal e estadual determina que a partir de janeiro de 2010, os produtores rurais de São Paulo passarão a pagar pela utilização da água de irrigação e processamento da produção”, relata o docente.

Notícias relacionadas