O curso de fisioterapia da Universidade Camilo Castelo Branco, Campus Fernandópolis, passou por uma reestruturação e inicia nova fase dentro da grande de cursos da instituição. “Atualmente, os alunos do 8º período estão desenvolvendo atividades voltadas à população, como forma de por em prática os ensinamentos teóricos e estender a universidade a toda a comunidade”, afirma o secretário de coordenação do curso, Prof. Mestrando Marcelo Dias Rodrigues.
Os alunos realizam atividades na Clínica de Fisioterapia localizada dentro do campus da instituição, realizando atendimentos à população gratuitamente, voltados às áreas de ortopedia e traumatologia. Também é prestado atendimento dentro do Programa de Saúde da Família, através do sistema home care, em que os alunos, acompanhados pelos supervisores, vão até as residências dos pacientes que não podem se locomover ou que apresentam dificuldades extremas de locomoção. Realizam também atividades na Apae de Fernandópolis, na área de neuropediatria, e também na Apae rural, com estágio em equoterapia, em que os internos da Apae realizam atividades com cavalos.
Segundo Dias, a clínica escola tem a capacidade de fazer 300 atendimentos mês, o atendimento home care pode chegar a 180 atendimentos domiciliares mês, e o estágio em neuropediatria, a um total de 120 sessões no período de 30 dias.
Segundo o coordenador geral do Campus Fernandópolis, Amauri Piratininga, a extensão das atividades da turma de fisioterapia da Unicastelo é o primeiro passo para a reestruturação do curso, que terá inscrições abertas para o próximo processo seletivo, a ser realizado no dia 22 de outubro.