Além da formação pedagógica de seus discentes, a Unicastelo também tem a preocupação com a colocação dos estudantes no mercado de trabalho, através de programa de estágio que atende a organizações públicas e da iniciativa privada.
No curso de Administração de Empresas, quem coordena o programa de estágio é a Empresa Unicastelo Jr., formada por alunos e coordenada pela professora Márcia Prete. “Mantemos um banco de currículos dos alunos e encaminhamos os candidatos de acordo com as necessidades passadas pelas empresas e instituições públicas”, explica Prete. Além da contratação via banco de currículos, vários alunos do curso de Administração têm se destacado em concursos para estagiários em organizações públicas.
Os alunos André Luis Alves, Marcelo Eduardo Cavalheiro de Oliveira e Klibas Luis Pereira, todos cursando o 5º semestre de Administração, foram aprovados no rigoroso e concorrido processo seletivo da FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo, que recruta estagiários para diversas instituições públicas estaduais. André está há um ano e quatro meses estagiando na DRADS de Fernandópolis, Marcelo está há três meses estagiando na ETEC de Fernandópolis e Klibas, há dois meses na FATEC de Jales. Eles são enfáticos ao dizer que a Unicastelo lhes proporcionou esta oportunidade: “Todo o conhecimento teórico que adquirimos ao longo do curso nos permitiu ir muito bem nas provas”.
Patrícia Andrade de Oliveira e Altiéres Rocha, também do 5º semestre, conseguiram através do banco de currículos da Empresa Jr. Uma colocação no mercado de trabalho. Patrícia está há seis meses estagiando no departamento financeiro da Santa Casa de Fernandópolis. Altiéres conseguiu estágio há um mês no setor administrativo da Recapex.
Jane Élvia Santos, do 3º semestre, faz estágio na Empresa Unicastelo Jr. E, através dele, conseguiu ser contratada pela Unicastelo, atuando dentro do Campus Fernandópolis. Com ela, na Unicastelo Jr., estagia Alex de Oliveira Guimarães, do 5º semestre. Para ele, o estágio é de extrema importância para a sua formação profissional. “Aqui, na Jr., além da rotina administrativa, desenvolvemos diversos projetos de consultoria a empresas, o que nos dá muitos conhecimentos para usarmos no mercado de trabalho”, destaca.
Para o estudante, o estágio é a chance de inserção no mercado de trabalho em sua área de atuação, permitindo ganhar, além da remuneração, conhecimento e aperfeiçoamento profissional junto à prática do trabalho.