A Unicastelo Campus Fernandópolis promoveu, em parceria com a CATI Regional Fernandópolis e com a Agropecuária Cáfaro, uma palestra técnica voltada à Ovinocultura. O evento, ministrado pelo Profº Humberto Cáfaro Filho, coordenador de planejamento da Unicastelo, aconteceu no último dia 26, na sede da CATI, e se estendeu em um dia de campo na Agropecuária Cáfaro.
Segundo o diretor regional da CATI, Luiz Carlos Pagotto, a entidade observou o crescente interesse dos produtores rurais pela ovinocultura, uma atividade nova na região e que nos ultimo anos vem se profissionalizando e adquirindo características empresariais.
A demanda pela Ovinocultura cresceu 200% nos anos de 2007 e 2008. Concomitante a este crescimento, a bovinocultura perdeu espaço para a cana-de-açúcar, que hoje remunera melhor o produtor rural, mas que causa um acréscimo do desemprego no campo.
Segundo Humberto Cáfaro Filho, a Ovinocultura surgiu como alternativa para amenizar esta situação, pois utiliza grande quantidade de mão de obra e pode ser praticada em pequenas áreas, graças à eficiência da conversão alimentar do ovino ser muito maior que do bovino. Além disso, a remuneração supera todas as outras atividades produtoras carnes criadas em escala comercial, inclusive a atividade sucroalcooleira.
Entretanto, esta é uma atividade muito técnica e principalmente os aspectos sanitários são muito específicos para cada região, pois se trata de uma interação entre animal, clima e ambiente regional. Por isso, a palestra teve o objetivo de transferir conhecimentos, principalmente técnicos, a produtores da região.