A Unicastelo Campus Fernandópolis promoveu o treinamento de colaboradores e alunos do curso de medicina para manuseio do DEA – Desfibrilador Externo Automático.
A universidade adquiriu o aparelho de emergência se adequando às normas que obrigam a presença do aparelho em ambientes de grande circulação de público, como é o caso do Campus Fernandópolis.
O DEA é um aparelho que incorpora um sistema que analisa o ritmo e também um sistema de aviso de choque para vítimas de parada cardíaca.
Ele avisa sobre o choque e o operador toma a decisão final de deflagrá-lo. As normas internacionais para RCP – Ressuscitação Cardio Pulmonar – e cuidados cardiovasculares de emergência afirmam que a ressucitação precoce é o melhor tratamento de parada cardio-respiratória até a chegada de uma unidade de suporte avançado de vida.
Segundo o médico cardiologista Luiz Flávio Franqueiro, professor do curso de Medicina que promoveu o treinamento, o primeiro atendimento feito de forma rápida, através do DEA, é fator importantíssimo para salvar vidas.
“Além de se adequar às legislações vigentes, a Unicastelo investe na segurança e na saúde de seus alunos, funcionários e visitantes”, destaca Franqueiro.