A Unicamp divulgou na tarde desta quinta-feira (7) as listas de aprovados para 2,5 mil vagas do vestibular 2019 e no processo que oferece 645 oportunidades, por meio da nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – edição 2018 ou 2017.
De acordo com a universidade estadual, o candidato convocado nas duas listas (em primeira ou segunda opção) pode optar por uma das modalidades no momento da inscrição, mas isso significa a exclusão na outra. A medida está prevista no edital do processo seletivo.
O calendário de matrículas é o mesmo para os dois formatos e dividido em duas etapas. A primeira deve ser realizada na página da comissão organizadora do exame (Comvest), entre 9h do dia 11 e 18h do dia 12; enquanto que a segunda, presencial, deve ser feita no dia 18 de fevereiro.
A segunda chamada está prevista para o dia 14, data em que também será disponibilizada as notas obtidas pelos candidatos na segunda fase do exame. Já a terceira está prevista para o dia 20.
Segundo a universidade, no dia 25 todos os candidatos matriculados até então, inclusive quem aguarda remanejamento, deve fazer a confirmação de matrícula, nos campi. ” A matrícula só estará garantida após sua confirmação na data e horário estipulados”, destaca nota da assessoria.
Este é a primeira edição que a Unicamp adota cotas étnico-raciais para elevar a inclusão social.
Vestibular 2019
A 2ª fase do vestibular 2019 foi realizada em janeiro e terminou com índice de abstenção de 14,3%, o maior em três anos. Ao todo, 2,7 mil dos 18,9 mil classificados deixaram de fazer as avaliações. O foco nos direitos humanos e os diálogos entre conteúdos do ensino médio e temas em destaque na sociedade brasileira estão entre os pontos valorizados nas provas por cursinhos preparatórios.
A redação teve como temas a “doutrinação ideológica na sala de aula” e a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB).
Ao todo, estão previstas até dez chamadas. Veja aqui calendário completo.
Vagas via Enem
Em relação ao processo seletivo via nota no Enem, a universidade recebeu 17,9 mil inscrições. Neste caso, as cadeiras reservadas pela Unicamp serão distribuídas da seguinte forma:
50% de cada curso ao segmento EP (escola pública);
25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarados pretos e pardos);
25% de cada curso ao segmento EP+PPI (escola pública + autodeclarados pretos e pardos)
A Unicamp
Fundada em 1966, a universidade estadual conta com 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação, segundo o site oficial. Os três campi, localizados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, compreendem 24 unidades de ensino e pesquisa.