quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

UNESP de Rio Preto é sede de associações das áreas de Língua Inglesa e de Lingüística

A partir do segundo semestre de 2007, o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da UNESP, campus de São José do Rio Preto, é sede de duas importantes…

A partir do segundo semestre de 2007, o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da UNESP, campus de São José do Rio Preto, é sede de duas importantes associações: a Abrapui (Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês) e o GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de Paulo). Ambos os grupos realizaram eleições para troca de diretoria no meio deste ano, e docentes do Instituto foram escolhidos para os cargos do próximo biênio.

A Abrapui é uma associação civil de caráter cultural, que tem como objetivos a realização de seminários, simpósios e cursos destinados a professores universitários, a divulgação de obras científicas e literárias e o intercâmbio cultural. Fundada em 1970, a Abrapui foi sediada no Ibilce de 1976 a 2004, período em que o docente aposentado do Instituto Carlos Daghlian foi presidente da associação. Em 2005, Daghlian foi nomeado professor emérito da Abrapui.

Neste ano a associação volta para o Ibilce, dirigida pelas docentes Gisele Manganelli Fernandes (presidente), Solange Aranha (vice-presidente), Carla Alexandra Ferreira (tesoureira) e Cláudia Nigro (secretária). A ABRAPUI é responsável pela realização do “Congresso Internacional da ABRAPUI”, que teve sua primeira edição neste ano, em Belo Horizonte (MG). O evento será realizado novamente em 2009, em São José do Rio Preto (SP).

Para Fernandes, a vinda do congresso para Rio Preto é de grande importância. “O professor Daghlian fez um trabalho extraordinário frente à associação. Estamos muito honradas por ela ter voltado para o Ibilce”, afirma. Além do evento, a associação é responsável pela publicação da revista Estudos Anglo-Americanos.

Já o GEL, fundado em 1969, é uma associação de estudos da linguagem que promove seminários anuais, no interior do estado, a fim de compartilhar informação científica e promover o progresso da pesquisa lingüística. Seu evento mais importante é o GEL, cuja 55ª edição ocorreu em junho, em Franca (SP).

A nova diretoria do grupo, composta pelos docentes Sebastião Carlos Leite Gonçalves (presidente), Fabiana Komesu (vice-presidente), Anna Flora Brunelli (tesoureira) e Sandra Gasparini Bastos (secretária), tem como meta, além da organização do evento, promover uma maior aproximação com os associados. “Já estamos reformulando nosso site e preparando o 56º GEL. Esse evento exige rigorosa organização, pois reúne associados de todas as partes do País”, afirma Gonçalves. Segundo o presidente, a intenção do grupo é realizar o evento em São José do Rio Preto (SP).

Além de promover o evento, a associação é responsável pela publicação das revistas científicas Estudos Lingüísticos e Revista do GEL.

Mais informações sobre as associações podem ser encontradas nos sites http://www.gel.org.br e http://www.abrapui.org

Notícias relacionadas