A baixa umidade relativa do ar deixa Fernandópolis e outras cidades da região em estado de atenção. O índice nesta semana deve ficar entre 20% e 30%, principalmente no período da tarde. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas com a saúde e também queimadas.
A queda no índice de umidade acontece por causa de uma massa de ar seco que atua sobre a região e deve contribuir para o tempo seco durante toda a semana. Segundo a meteorologia, possibilidade de chuva só para a semana que vem.
Fernandópolis e região já sentem os efeitos do tempo seco desde maio. Desde a semana passada o índice vem oscilando na região, mas nesta quarta-feira, por volta das 15, horas caiu a 25,6%, o que já indica estado de atenção, conforme apontou a Estação do Ciiagro em Fernandópolis.
Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.
Com a umidade em baixa, o clima seco na região favorece queimadas. No início da tarde, a vegetação de um terreno baldio (FOTO) no centro da cidade pegou fogo e levou vizinhos a usarem mangueiras para controlar o fogo até a chegada dos bombeiros. Em frente, ocorria evento político com a presença do candidato ao Senado, Gilberto Kassab e candidatos a deputados.
Jornal Tá Na Mão