terça-feira, 15 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Um total de 32% dos candidatos eleitos tem de 51 a 60 anos

Não é só com relação a partidos e propostas que variam os candidatos que concorreram ao primeiro turno das eleições gerais de 2014. O pleito elegeu representantes para governador, vice-governador,…

Não é só com relação a partidos e propostas que variam os candidatos que concorreram ao primeiro turno das eleições gerais de 2014.

O pleito elegeu representantes para governador, vice-governador, senador, suplente, deputado federal, estadual e distrital em todo o país com ampla faixa etária, que vai de 20 a 86 anos. O candidato mais novo eleito é o deputado estadual do estado do Piauí Georgiano Lima Neto (PSD), com 20 anos de idade. Já o que possui idade mais avançada, 86 anos, também eleito parlamentar estadual, é Antonio Salim Curati (PP), em São Paulo.

Analisando por faixa etária, o maior grupo é o que compreende os eleitos de 51 a 60 anos, um total de 537, o que representa 32% do total. Em segundo lugar aparecem os políticos que tem de 41 a 50 anos, 27% (466 candidatos). Logo em seguida estão os 17% escolhidos pelos eleitores e que possuem de 31 a 40 anos, grupo com 296 nomes.

Entre as idades, a maior parcela dos candidatos eleitos – levando em consideração todos os cargos, com exceção de presidente da República – tem 52 anos. Ao todo são 63 representantes dessa idade. Em segundo lugar estão os eleitos que possuem um ano a menos, 51. São 67 eleitos com essa idade. Em terceiro, por sua vez, aparece uma parcela com 63 representantes, todos com 58 anos. Entre os mais velhos, estão candidatos com idade próxima a 80 anos – um com 79 anos, um com 81 e outro com 84.

No Distrito Federal, entre os deputados distritais, o mais novo tem 30 anos, Rafael Prudente (PMDB), e o mais velho 63, Wasny de Roure (PT). Já com relação aos deputados federais de todo o país, o mais jovem tem 22 anos, Uldorico Pinto Junior (PTC-BA), e o mais velho 84 anos, Bonifácio Andrade (PSDB-MG).

Quando a análise leva em conta os senadores eleitos no Brasil, Gladson Cameli (PP-AC) é o mais novo, com 36 anos. Já o mais velho é José Maranhão (PMDB-PB), que tem 81 anos. Para governador, entre os eleitos em primeiro turno nacional, Renan Filho (PMDB), de Alagoas, é o mais novo, com 34 anos. O mais velho é Jackson Barreto (PMDB), eleito chefe do Executivo local em Sergipe, com 70 anos.

Notícias relacionadas