Acontece nesta sexta-feira, 29, a última Superlua de 2023, contudo, que olhou para o céu na noite de quinta-feira já pode conferir o fenômeno. Mas, será hoje, quando o satélite chega a sua fase cheia, que o fenômeno será completo e a lua estará mais brilhante que o habitual.
Segundo a Nasa, isso acontece porque é o memento em que o satélite está mais próximo da sua órbita em relação à Terra – la estará a 361,5 mil quilômetro, porém, não é o mais perto, já que em agosto, quando o fenômeno pode ser observado duas vezes, ela chegou a ficar a 357,3 mil quilômetros. A agência espacial norte-americana também informa que no episódio desta sexta a lua estará 5% maior e 13% mais brilhante que a Lua Cheia normal.
Segundo o site ‘InTheSky’, a lua, que chegou a sua fase cheia às 6h57 da manhã, retornará ao céu às 18h28 (horário de Brasília) desta sexta e ficará visível até sábado, 30, às 6h33. Este último fenômeno é conhecida como Superlua da Colheita. Para acompanhar o fenômeno, basta olhar para o céu durante a noite.