A Uefa anunciou nesta quinta-feira (27) que utilizará o árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) na próxima edição da Liga dos Campeões, na temporada 2019/2020.
A decisão foi tomada depois de uma reunião do comitê executivo da entidade, em Nyon (Suíça), que definirá também a sede da Eurocopa de 2024.
De acordo com a Uefa, o VAR será implementado a partir da fase de playoffs da Liga dos Campeões, em agosto de 2019. A atual edição, que já teve a primeira rodada da fase de grupos disputada, ainda não terá o recurso à disposição.
Além da Liga dos Campeões, ficou decidido também que o VAR será usado na Supercopa da Uefa de 2019, que reúne os campeões da Liga Europa e Liga dos Campeões.
A intenção da entidade é implementar o recurso na fase final da Eurocopa de 2020, da Liga Europa de 2020/21 (a partir da fase de grupos) e nas finais da Liga das Nações de 2021.
“Estamos confiantes de que a introdução do VAR em agosto de 2019 nos dará tempo suficiente para implementar um sistema robusto e treinar árbitros para garantir uma implementação eficiente e bem-sucedida na Liga dos Campeões da UEFA, a principal competição de clubes do mundo”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin. Com informações da Folhapress.