sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

UAB oferece curso em parceria com o melhor centro universitário do Brasil

O Pólo Regional da Universidade Aberta do Brasil está em funcionamento em Jales desde setembro de 2007. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto Federal 5.800, de 8 de junho…

O Pólo Regional da Universidade Aberta do Brasil está em funcionamento em Jales desde setembro de 2007. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto Federal 5.800, de 8 de junho de 2006, visando a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito em todo o País. Um dos cursos do Pólo de Jales é o de tecnólogo em Gestão Pública, com duas turmas.

No último dia 8 de setembro, o mídia televisionada do País, em uma reportagem, divulgou a lista geral de cursos fornecida pelo Ministério da Educação (MEC). Liderando a lista dos melhores centros universitários do país, apareceu o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-SC), exatamente a instituição federal de ensino superior responsável pelo curso de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade a distância oferecida no pólo de Jales.

Exultantes com a notícia, coordenadores, tutores e alunos do Pólo de Jales comemoraram o feito. Tal performance destaca e dá credibilidade ao curso e respeitabilidade aos profissionais formados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

A Equipe do Pólo Regional de Jales fez questão de enaltecer toda a equipe CEFET-SC pelo desempenho destacado em todo o país, orgulhando-se de fazer parte do projeto.

Faculdades e institutos
Também foram avalidadas 1.144 faculdades e institutos isolados. Pelo novo indicador, se destacam as instituições particulares. Das dez melhores, oito são privadas. A primeira do ranking é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Em segunda colocação aparece a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMandic), em São Paulo e, em terceiro lugar, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), também da FGV no Rio.

As duas instituições públicas no top 10 são o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), ambas em São Paulo.

Metodologia
O IGC de cada instituição resume a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos pelos vários campi da instituição. São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.

O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo MEC, sempre em após a divulgação do Enade.

Notícias relacionadas